domingo, 30 de novembro de 2008

Reunião Cultural – 04/2004 PET ECV – Programa Especial de Treinamento – Engenharia Civil Linguagem do Corpo

linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros. E eles têm muitas coisas a dizer pra você. Também nosso corpo é, antes de tudo, um centro de informações para nós mesmos.
Quando nos encontramos com alguém, pela primeira vez, ficamos sempre com uma determinada impressão dessa pessoa logo no primeiro minuto. Observando não só o seu vestuário, mas também a sua postura, o aperto de mão, a pontualidade e até os movimentos dos braços e pernas podemos tirar uma primeira impressão, mesmo ela não tendo se expressado verbalmente. Está na hora de dar atenção à sua linguagem não verbal, ela é muito mais importante do que pensa!
A grande maioria das pessoas ignora a existência da linguagem do corpo quando se relacionam. Gestos, olhares, posições do corpo, etc. comunicam normalmente a verdade que as palavras não conseguem dizer, portanto seja o mais sincero possível, para não ser traído pelo corpo.
Assim por mais que controlemos nossos gestos, eles fazem parte da linguagem do inconsciente e as palavras da linguagem do consciente.
Então, podemos perceber que o conhecimento da linguagem não verbal é imprescindível para quem deseja harmonia nas relações com as pessoas, em entrevistas e apresentação em público, etc..
Em pesquisas feitas por cientistas não-verbalistas mostram a estimativa da proporção verbal/ não verbal do comportamento e concluiu que 55% da mensagem é transmitida via linguagem corporal. Ainda segundo o mesmo estudo, a voz é responsável por 38% e as palavras apenas por 7%.
De acordo com o livro “ O Corpo Fala”, o corpo humano é dividido em três partes: Águia (cabeça- controle e inteligência), Leão (tórax- emoção) e Boi (abdômen- desejos instintivos). Então, uma pessoa com a cabeça (controle) baixa, curvada para frente (tórax e abdômen reprimidos), passa uma imagem de submissão total. Ao contrário, cabeça ereta e coluna reta mostram que você é uma pessoa segura de si.

• Já julgaram uma pessoa, apenas tendo como base a linguagem corporal (1.° impressão)?

• A 1.° impressão dada por apenas linguagem corporal, já mostra toda a personalidade da pessoa?

Nenhum comentário: