domingo, 30 de novembro de 2008

A Sociolingüística e o fenômeno da diversidade na língua de um grupo social

“A freqüência com que certos fatores se repetem nas classificações dos estudiosos pode levar-nos à conclusão de que o trabalho de levantamento das influências que pesam sobre as variações de linguagem dentro de uma determinada comunidade, seria relativa­mente fácil e preciso. A verdade, porém, é outra:
Mesmo no interior de um grupo para alguns homogêneo, pode-se dizer que não há dois sujeitos que se exprimem exatamente da mesma maneira; é manifesto ao nível do Léxico, é igualmente notável no plano da Fonologia. Assim, encontram-se pessoas que fazem a oposição e aberto/fechado em final, parisienses da mesma idade e da mesma categoria social.
Por isso, Jespersen diz que a fala do indivíduo, considerado isoladamente dentro do grupo, não é sempre a mesma. Seu tom na conversação e, com ele, a escolha de pala­vras muda segundo a camada social em que se encontra no momento. A isto se acrescente que a linguagem toma diferente colorido segundo o tema da conversação: há um estilo para a declaração de amor, outro para a declaração oficial, outro para a negativa ou reprimenda.
Devemos observar, em função das teorias aqui expostas, que há, apesar de tudo, uma relatividade nessa tentativa de identificação entre indivíduo e língua. Nem sempre é possível dizer-se com precisão que um indivíduo de determinada região, cultura, posição social, raça, idade, sexo etc., escolheria estruturas e formas que pudéssemos de antemão prever. Como também nem sempre é possível estabelecer padrões de linguagem indivi­dual, de acordo com uma variedade muito grande de situações que pudessem servir de ponto de referência para uma classificação mais perfeita dos níveis de fala."
(Preti, 1987:11-13)



COMUNICAÇÃO JURÍDICA 34

2. Realize esquema de roteiro onomasiológico, explicando, de forma objetiva, cada uma das fases.
Sugestão: o emissor é estudante de Direito que participa de um debate sobre os efeitos da globalização no conceito de vida familiar, sendo o público for­mado por estudantes de Direito, Jornalismo, Pedagogia e Psicologia.
Nota: Por indicação do professor, a situação pode ser alterada ou acrescida por outras.
3. Escolha um artigo do Código Civil (Direito de Família ou dos artigos em estu­do na disciplina Direito Civil) ou do Estatuto da Criança e do Adolescente e realize a tríplice dimensão semasiológica.
Nota: Devem ser escolhidos artigos de matéria já estudada, ou de assuntos que requerem conceitos teóricos mais exigentes e inacessíveis a iniciantes do curso jurídico.

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