“A freqüência com que certos fatores se repetem nas classificações dos estudiosos pode levar-nos à conclusão de que o trabalho de levantamento das influências que pesam sobre as variações de linguagem dentro de uma determinada comunidade, seria relativamente fácil e preciso. A verdade, porém, é outra:
Mesmo no interior de um grupo para alguns homogêneo, pode-se dizer que não há dois sujeitos que se exprimem exatamente da mesma maneira; é manifesto ao nível do Léxico, é igualmente notável no plano da Fonologia. Assim, encontram-se pessoas que fazem a oposição e aberto/fechado em final, parisienses da mesma idade e da mesma categoria social.
Por isso, Jespersen diz que a fala do indivíduo, considerado isoladamente dentro do grupo, não é sempre a mesma. Seu tom na conversação e, com ele, a escolha de palavras muda segundo a camada social em que se encontra no momento. A isto se acrescente que a linguagem toma diferente colorido segundo o tema da conversação: há um estilo para a declaração de amor, outro para a declaração oficial, outro para a negativa ou reprimenda.
Devemos observar, em função das teorias aqui expostas, que há, apesar de tudo, uma relatividade nessa tentativa de identificação entre indivíduo e língua. Nem sempre é possível dizer-se com precisão que um indivíduo de determinada região, cultura, posição social, raça, idade, sexo etc., escolheria estruturas e formas que pudéssemos de antemão prever. Como também nem sempre é possível estabelecer padrões de linguagem individual, de acordo com uma variedade muito grande de situações que pudessem servir de ponto de referência para uma classificação mais perfeita dos níveis de fala."
(Preti, 1987:11-13)
COMUNICAÇÃO JURÍDICA 34
2. Realize esquema de roteiro onomasiológico, explicando, de forma objetiva, cada uma das fases.
Sugestão: o emissor é estudante de Direito que participa de um debate sobre os efeitos da globalização no conceito de vida familiar, sendo o público formado por estudantes de Direito, Jornalismo, Pedagogia e Psicologia.
Nota: Por indicação do professor, a situação pode ser alterada ou acrescida por outras.
3. Escolha um artigo do Código Civil (Direito de Família ou dos artigos em estudo na disciplina Direito Civil) ou do Estatuto da Criança e do Adolescente e realize a tríplice dimensão semasiológica.
Nota: Devem ser escolhidos artigos de matéria já estudada, ou de assuntos que requerem conceitos teóricos mais exigentes e inacessíveis a iniciantes do curso jurídico.
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