sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Adoção da sigla "CNT"

Em 1993 houve uma reformulação na emissora e o nome Rede OM deixa de ser utilizado, dando lugar à marca CNT. A emissora, que desde sua transformação em rede naconal alcançava o terceiro lugar em audiência, detecta a necessidade de se alavancar economicamente. Tinha boa audiência mas poucos anunciantes, desinteressados com a programação do canal, voltada para as classes mais baixas. A emissora passou a sofisticar sua programação e rejeitar publicamente o título de "popularesca". A emissora, lançou sua nova marca em 23 de maio de 1993, com o programa "Clodovil em Noite de Gala", ao vivo do Teatro Ópera de Arame no Parque das Pedreiras em Curitiba. Neste ano, a emissora contrata Marília Gabriela, a popular Gabi, para apresentar um animado talk-show de auditório a ser eixibido diariamente. Gabi, é contrata por 1 Milhão de Dólares anuais, e isso dá incio aos contratos milionarios na televisão brasileira. Ainda no projeto de requalificação a CNT contrata Leila Richers em 1996 para assumir a bancada do CNT Jornal, disseminando o conceito de "âncora" no telejornalismo.

Em 1994 a CNT investiu pesado no esporte, adquirindo o direito de transmissão do campeonato mundial de Fórmula Indy (com destaque para as 500 Milhas de Indianápolis), e o Campeonato Paranaense de Futebol, o qual já havia transmitido nos 2 anos anteriores. No mesmo ano a emissora acompanhou todos os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo nos Estados Unidos. No ano seguinte, a emissora transmite com exclusividade os Jogos Pan-americanos de Mar del Plata. A emissora já havia apresentado sua qualidade nos emportes ao transmitir com exclusividade em 1992 a Copa Libertadores da América (com narração de Galvão Bueno que assumira a direção de esportes da emissora), o que chegou a levar a emissora ao primeiro lugar de audiência em certos momentos (A transmissão da final da Copa Libertadores de 1992, entre São Paulo e Newell's Old Boys, ganha pelo time paulista, foi um dos maiores picos de audiência da emissora, com mais de 50 pontos[carece de fontes?]). Assim como os jogos da Copa do Brasil. Além disso, passou a fazer parte da grade da emissora Mesa Redonda, tradicional programa de debates esportivos das noites de domingos, gerado simultaneamente em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Em meados de 1995 também a emissora arrenda a TV Aratu mudando seu nome fantasia para CNT/Aratu, ficando nessa emissora pelo prazo de dois anos (1995-1997).

Na área infantil o programa Tudo Por Brinquedo (inicialmente apresentado por Sergio Mallandro e meses depois por Mariane) alcança bom índices. A CNT também fortalece o acervo de desenhos com os grandes clássicos da Hanna-Barbera.

O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, subitamente fez sucesso e elevou a audiência da emissora com os programas Cadeia e 190 Urgente. Ocupando o lugar de Alborghetti, Ratinho se projetou nacionalmente por suas reportagens e opiniões polêmicas. Ele permaneceu no programa até setembro de 1997, quando assinou contrato com a Rede Record.

Em 30 de outubro de 1995 estreava outro sucesso: o interativo desenho animado dinamarquês do gnomo Hugo. Em duas edições diárias o telespectador se cadastrava e, ao ser contatado, comandava pelas teclas do telefone um jogo, concorrendo a vários prêmios. Ao jogador que não atingia a sua ,meta Hugo dizia “Não tem cho-rô-rô, o seu jogo já acabou!”. O programa foi retirado da grade em 2000.

Em 1997 a emissora fechou um contrato exclusivo com a Rede Televisa do México, pra exibição de várias novelas e também dos novos quadros do programa humoristico Chespirito, gravados nos anos 90, que foram exibidos em horário nobre. Durou até o final de 1999.

Em 4 de janeiro de 1999 a CNT começa a transmitir a programação em sinal digital através do satélite BrasilSat B-3. Este sistema já vinha sendo utilizado em fase de testes desde 15 de dezembro de 1998. Com o sinal digital a CNT passou a ser transmitida pelos sistemas de TV por assinatura via satélite, como SKY, Directv e Tecsat e, com maior qualidade, pelas emissoras afiliadas.


Sérgio Mallandro conseguiu boa audiência aos Sábados.A partir de 1999, Sérgio Mallandro também seria responsável por bons pontos de audiência do canal nos sábados com suas dançarinas e suas pegadinhas no programa Festa do Malandro. Neste ano também o cantor Ronnie Von apresentou o programa feminino Mãe de Gravata.

Em junho de 2000 chega ao fim a parceria da CNT com a TV Gazeta. Com isso, a CNT deixa de ser transmitida para São Paulo e a TV Gazeta forma uma rede de emissoras. Mesmo perdendo o maior mercado publicitário e de audiência do país, a rede CNT mantém uma grade de programação diária própria entre 14 e 24 Horas.

A TV Gazeta, sem a programação da CNT, parte para um projeto de rede nacional. Com isso, a TV Itatiaia, emissora de Belo Horizonte, deixa a CNT e passa a integrar a nova rede. Em 2001 a CNT volta a retransmitir sua programação para a capital de São Paulo em canal de UHF próprio.

Em 2003 falece tragicamente em um acidente aéreo seu fundador e então presidente José Carlos Martinez. Seu velório é transmitido 24 horas pela emissora, onde funcionários, amigos e familiares lhe transmitiram um último adeus. O então Vice-Presidente de Operações, Flavio Martinez assume a Presidência nacional da rede

Nenhum comentário: