terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Amigos

Como o orkut é uma rede social uma das coisas mais importantes é fazer e manter amizades. Qualquer usuário pode enviar um convite para ser amigo para qualquer pessoa do orkut. Para quem recebe, no entanto, é possível restringir esse recurso, podendo escolher de qual país eles receberão pedidos ou exigir que a pessoa que faz o pedido diga o seu endereço de e-mail.

Cada usuário tem um grupo de amigos que pode chegar a, no máximo, 1.000 pessoas (o número foi instituído para evitar abusos - podendo ser ultrapassado devido a bugs no sistema e uso de javascripts construídos pelos próprios usuários para essa finalidade). Quando isso acontece as pessoas podem ou deixar o perfil sem adicionar mais ninguém ou criar outro perfil para poder ter mais conexões de amigos, apesar de não ser permitido possuir mais de um perfil.

O usuário pode classificar seus amigos como: desconhecido, conhecido, amigo, bom amigo e melhor amigo na página de administração de amigos ou na hora de adicionar os amigos; o usuário ainda poderá criar outros grupos como desejar; apesar da existência dessa classificação, ela não é essencial, ficando a critério de cada um utilizá-la ou não

Na página do perfil do usuário aparece uma lista de 9 amigos dele, que são organizados pela ordem em que eles logaram no orkut (sendo o primeiro o que entrou mais recentemente).

Quando um usuário preenche o campo de Aniversário do seu perfil todos os seus amigos recebem um lembrete da importante data quando esta se aproxima.

Os usuários podem dar notas para seus amigos nos quesitos "Confiável", "Legal" e "Sexy" em uma escala de 1 até 3. A nota de um usuário é então uma média das notas dadas por seus amigos, sendo apresentada em forma de percentual.

Usuários podem também colocar que são fãs de um amigo, demonstrando assim que gosta muito dele. É possível se declarar fã de qualquer amigo da lista

Nenhum comentário: