terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Blackout e A Volta Por Cima


Em maio de 2007, Britney fez a mini turnê "The M+M's Tour", onde se apresentou na Flórida e Califórnia. Tratavam-se de pequenos shows para um número limitado de pessoas, contando com alguns de seus maiores sucessos (...Baby One More Time, I'm a Slave 4 U, Do Somethin', Breathe On Me e Toxic).
No dia 30 de Agosto de 2007, a canção Gimme More foi tocada pela primeira vez por uma rádio norte-americana. Gimme More foi o primeiro single do quinto álbum de estúdio da cantora.
Seu retorno oficial foi no Video Music Awards da MTV norte-americana no dia 9 de Setembro de 2007, porém, foi muito criticada porque estava tensa, fora de forma e nervosa revelando uma postura pouco entusiasmante. Britney cantou um pouco da canção "Trouble" de Elvis Presley e o novo Single Gimme More.
A canção "Gimme More" foi lançada oficialmente no dia 18 de setembro de 2007, e ficou em primeiro lugar em nove países na loja digital iTunes, sendo esses países Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Austrália, Luxemburgo e Nova Zelândia.
O videoclipe de "Gimme More" foi lançado no dia 5 de outubro de 2007, no iTunes, onde Britney era duas personagens, uma Stripper morena e a mulher loira que fica apenas observando-a dançar.
O lançamento do álbum foi no dia 30 de outubro de 2007, e em menos de 24 horas de vendas, alcançou o 1º lugar em cinco países.
O álbum Blackout recebeu diversos elogios, que vão de "Este álbum é melhor do que qualquer coisa que Gwen Stefani já fez" até "Neste álbum não tem mais canções bonitinhas, como I'm Not a Girl Not Yet a Woman". Um crítico chamou-o de "Um triunfo" e a BBC decretou: "É uma obra-prima". O site britânico PopJustice, especializado em cultura pop, disse que o quinto álbum da Britney "É realmente brilhante" e de acordo com o jornal britânico Times Online "A cantora já tem um bom motivo para voltar a sorrir porque o novo álbum é bem mais coerente que os recentes sucessos de seus colegas do Clube do Mickey, Justin Timberlake e Christina Aguilera. As músicas Perfect Lover e Toy Soldier são simplesmente duas das mais belas canções que já apareceram em qualquer CD lançado esse ano". A revista Época, que é considerada uma das maiores revistas informativas do Brasil, rasgou elogios ao disco em uma matéria intitulada de 'A decadência fez bem a ela' onde dizia: "O que explica, então, que Britney Spears tenha acabado de lançar o melhor álbum de sua carreira e, muito mais que isso, um dos melhores discos de pop dos últimos anos? A resposta é a produção de qualidade desconcertante de Blackout. O álbum, que acaba de sair no Brasil, pulsa, destrói os próprios limites e experimenta formatos inauditos para a musica dançante. É como se o melhor das pistas de 2017 caísse por uma fresta do espaço-tempo. São batidas tão boas que dá vontade de isolá-las do espectro sonoro, dar-lhes corpo físico e moldura-las na parede"[30][31][32].
Blackout também ficou entre os 50 melhores álbuns de 2007 segundo a Rolling Stone[33] e Piece of Me ficou na #15 posição na lista das 100 melhores músicas de 2007 da Rolling Stone[34].
"Blackout" foi o único álbum da cantora que não estreou em 1º lugar na Billboard 200. Isso porque, minutos antes do fechamento de contabilizações, a Billboard alterou as suas regras de contabilização de charts. Britney acabou ficando em segundo lugar, perdendo apenas para o álbum do grupo veterano Eagles, Long Road Out of Eden, que custava apenas 3 dólares[35].
Porém, mesmo que "Blackout" recebesse uma massiva divulgação, como aconteceu com o In the Zone, seria pouco provável que a cantora ultrapassasse o grupo, tendo em vista que, este é o primeiro álbum de inéditas dos Eagles depois de 28 anos e custava apenas 3 dólares.
O quinto álbum de inéditas da Britney vendeu, aproximadamente 690 mil cópias, em duas semanas, um excelente número, tendo visto que nos últimos tempos tem sido muito difícil vender uma quantidade de cópias tão boas quanto em 1999, já que há pirataria dos álbuns, principalmente pela Internet. Em Portugal, o álbum estreou na 10º posição do Top 30 Nacional de Vendas na primeira semana, de acordo com a Associação Fonográfica Portuguesa.
O 2º single "Piece of Me" fez um grande sucesso por todo o mundo e manteve-se no topo do TRL americano. O clipe foi feito em 2 dias e foi o mais caro da história de Britney depois de "Toxic". Foram usadas várias modelos parecidas com Britney que são atacadas por papparazis.
"Blackout" foi eleito o melhor álbum de 2007 segundo enquete feita no site terra espanhol[36] e ganhou o prêmio de "Melhor Álbum Internacional" na edição de 2008 do NRJ Music Awards, na França[37][38].
O terceiro single do "Blackout" entitulado "Break The Ice", fez muito sucesso e estreou na parada americana de clipes (TRL) em oitavo lugar. Também bateu todos os recordes da Hit list da MTV de Portugal, ficando em #1 duante toda a sua estadia na contagem, passando o recorde do Tokio Hotel. Ainda na Hit List, Piece of Me foi o primeiro video do programa a começar em #1 e a acabar em #1.
Britney gravou uma participação especial no seriado How I Met Your Mother que foi ao ar nos Estados Unidos no dia 24 de março de 2008, pelo canal CBS[39]. Devido ao sucesso e aos elogios da crítica[40], gravou outra que foi ao ar no dia 12 de maio[41][42]. Os episódios tiveram tanto destaque que Britney foi capa da TV Guide apenas pela participação[43]. A primeira participação de Britney levou a série a melhor pontuação desde sua criação e de acordo com o site FormulaTV, o segundo episódio onde Britney aparece na série chegou a ficar em terceiro lugar na corrida pela audiência americana sendo vista por mais de 9 milhões de telespectadores[44]. Britney recebeu o prêmio de "O mais recente na TV" no TV.com Awards por sua participação na série How I Met Your Mother[45] e uma indicação ao People's Choice Awards na categoria "Favorite Scene-Stealing Guest Star" (estrela favorita por roubar a cena)[46].
No mês de Junho de 2008, Britney gravou uma participação especial no clipe When I Grow Up das Pussycat Dolls[47][48]. Segundo o diretor do vídeo, Joseph Kahn, foi uma participação pequena mas bem interessante. A participação de Spears, tinha o objetivo de aumentar a popularidade da música, só que a participação de Britney foi cortada na edição final[49][50].
Britney fez participações especiais na turnê da Madonna, Sticky & Sweet Tour, em 2008. A participação consistia em um vídeo com a imagem de Spears, que foi introduzido num telão gigante enquanto Madonna cantava Human Nature. O vídeo mostrava Britney num elevador fechado, que acabava ficando desesperada. No fim da canção podia-se ouvir Britney dizendo It's Britney bitch![51][52][53].
No dia 7 de Setembro de 2008 apresentou-se no VMA, abrindo a cerimônia. Britney também se destacou por ganhar todos os prêmios em que foi indicada, incluindo Vídeo do Ano por "Piece of Me"[54][55][56][57].

Nenhum comentário: