sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

curiosidade sobre a tv globo

A Rede Globo especializou-se em fazer telenovelas, que são vendidas atualmente para mais de trinta países. Novelas de inúmeros gêneros: comédias, românticas, atuais e de época, ambientadas no Rio de Janeiro, em São Paulo, no campo, no litoral e em todos os estados brasileiros.

Existem dúvidas entre diversos críticos e especialistas se tais novelas veiculam opiniões, usos e costumes de toda a sociedade brasileira e se elas refletem a sociedade brasileira. Alguns alegam ser impossível dada a extensão geográfica e à elevada diversidade sócio-cultural do país.

Por outro lado, as telenovelas da Globo no Brasil, bem como telenovelas mexicanas no México e séries de televisão nos Estados Unidos produzem de imediato fenômenos de "massificação", objeto de diversos estudos mas que pode ser verificado de maneira empírica e simples sem necessidades de um protocolo ou estudo experimental complexo e ao alcance de qualquer indivíduo: basta sair ao comércio de roupas e calçados, em qualquer região do país, em busca de itens que estejam em sincronia com o que surge na TV. O fato é conhecido da indústria que explora o potencial de marketing associado.

Atualmente a emissora está no Guiness Records por ter mais de 260 telenovelas já gravadas e outras quatro ainda em andamento. A telenovela-série "Malhação" está no ar de segunda-Feira a sexta-feira, desde 24 de Abril de 1995. A Globo produz também programas de variedades, séries, jornalismo e esporte.

Alguns críticos apontam as telenovelas como uma das causas da derrocada do cinema brasileiro desde a década de 1980, o que é questionado por outros, uma vez que as Organizações Globo, desde a década de 1990, tem investido no mercado cinematográfico, aproveitando sua infra-estrutura, sua experiência no formato televisivo e seus contratos com atores e diretores.

A dúvida entre vários críticos também é se a renda do brasileiro, que é baixa, levaria também o brasileiro ao cinema para ver filmes nacionais pagos, uma vez que as telenovelas são gratuitas e disponíveis em várias edições e formatos. Além disso, o público que assiste filmes norte-americanos e europeus e paga por ingresso não é necessariamente o mesmo público que assiste à Globo gratuitamente e de maneira sistemática. Por outro lado, críticos da emissora dizem que as produções cinematográficas da Globo são excessivamente comerciais e pecam em qualidade, e que a emissora não incentiva de verdade o cinema brasileiro, preferindo transmitir em sua grade a cerimônia do Óscar e não transmitindo o Festival de Cinema de Gramado na íntegra, preferindo um evento de massa a um evento mais restrito.

Nenhum comentário: