segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

HISTÓRIA DO PENSAMENTO JURÍDICO

HISTÓRIA DO PENSAMENTO JURÍDICO

Profª. Mirtes Acácia Bertachini

A EVOLUÇÃO HUMANA E O DESEJO DE SABER:
Calcula-se que a humanidade existe há cerca de 1 milhão de anos, sendo muito lenta sua evolução.
Durante cerca de 500.000 anos as mutações climáticas afetaram os seres humanos da mesma forma com que afetavam a fauna predominante.
O ser humano, tal qual os animais, circulava nos galhos das árvores como forma de defender-se das feras que habitavam a floresta.
A EVOLUÇÃO HUMANA E O DESEJO DE SABER:

Aos poucos, o homem passou a agir sobre a face da terra, dando um grande passo adiante, quando revelou a capacidade de fabricar ferramentas destinadas a confeccionar outros objetos.
A partir do momento em que o homem alcançou a posição vertical, passou a utilizar as mãos e os membros superiores, o que o distinguiu dos outros animais.
Graças a posição vertical, as mãos se libertaram de qualquer outro ofício que não fosse a apreensão dos objetos, a fabricação e o manejo de objetos de defesa.
A EVOLUÇÃO HUMANA E O DESEJO DE SABER:
Com isso, as mandíbulas do homem cessaram de morder e rasgar alimentos, para limitar-se a aprender a função da mastigação dos alimentos, o que as tornou mais curtas e mais leves.
Na seqüência evolutiva, há 30.000 anos o homem passou da cata de frutos naturais, caça e pesca, à criação de gado e atividades agrícolas, revelando ainda sua capacidade para as artes, com a confecção dos primeiros desenhos e pinturas.
A IMPORTANCIA DA UTILIZAÇÃO DAS MÃOS:
Com a utilização das mãos, o homem passou a fabricar ferramentas (setas, flechas, arcos, machados), o que estimulou o desenvolvimento do cérebro, cujo o produto é o pensamento e por fim, a linguagem.
Além destes fatores, o homem se destaca por seu notável sistema ótico: amplo campo visual, permitindo a visão de objetos com noção de profundidade e tridimencional, ao invés de vê-los de forma plana como os animais.
A IMPORTANCIA DA UTILIZAÇÃO DAS MÃOS:
Todos esses fatores contribuíram para o desenvolvimento da técnica de transmissão de pensamento, não só pela emissão de sons rudimentares, mas também através de imagens e desenhos, e mais tarde por meio de sinais representativos (pictogramas), consistente na escrita pictográfica.

Inicialmente aparecem cenas de caçadores, objetos de uso, animais, acidentes naturais, os quais eram representados em rochas e no interior de cavernas.
Na África, França e Espanha, existem inscrições que datam de 30.000 anos atrás.
Por essas inscrições, a paleontropologia que o berço da humanidade é a África e dali, o ser humano se espalhou para as diversas regiões do globo terrestre.
ESCRITA PICTOGRAFICA:
Inicialmente aparecem cenas de caçadores, objetos de uso, animais, acidentes naturais, os quais eram representados em rochas e no interior de cavernas.
Na África, França e Espanha, existem inscrições que datam de 30.000 anos atrás.
Por essas inscrições, a paleontropologia que o berço da humanidade é a África e dali, o ser humano se espalhou para as diversas regiões do globo terrestre.
ESCRITA PICTOGRAFICA:
Os seres humanos foram passando por diversas transformações e adaptações, decorrentes de diversos fatores, tais como: clima, alimentação, maior ou menor exposição à luz solar, e outros tantos fatores que resultaram no aparecimento de diversas etnias, caracterizadas pela coloração da pele, tipo físico, cor dos olhos, variedade de cabelos e assim por diante.
ESCRITA IDEOGRAFICA:
Dominada a técnica do desenho, o homem passou a dar um significado a cada desenho isolado, como representação.
Depois, reuniu num único conjunto, várias dessas representações.
Esse conjunto de representações, consistia em sinais que sugeriam idéias.
A escrita ideográfica adota determinados símbolos gráficos que representavam uma idéia.
ESCRITAIDEOGRAFICA:
A arte desta escrita foi inventada no Egito, cerca de 4.000aC e posteriormente, na Mesopotâmia – palavra de origem grega – “entre dois rios” – Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque.
ESCRITA FONÉTICA:
Posteriormente, operou-se a combinação quanto ao uso desses sinais, com um determinado som: foi o advento da escrita fonética.
As mais antigas inscrições dessa natureza datam de 3.600 aC., feita em pedra no sul da Mesopotâmia.
Posteriormente, a grafia foi simplificada e aperfeiçoada, surgindo assim, a escrita alfabética.
ESCRITA ALFABÉTICA:
Foram os fenícios que tiveram a iniciativa de realizar um sistema de escrita, composto por 22 sinais.
Esse novo método, ao invés de indicar idéias completas, utilizava-se de sinais para representar unidades de som, os quais, em conjunto, constituíam as palavras, como eram faladas.
Desta forma, escrever passou a ser a expressão gráfica da linguagem.
ESCRITA ALFABÉTICA: Partindo desse ponto, os gregos acrescentaram sinais para expressão das vogais, que faltavam no sistema fenício, criando um método mais completo e flexível de escrita e linguagem: surgiu assim, o alfabeto grego, composto por 24 sinais.
Entretanto, não podemos precisar a data de invenção do alfabeto.
Na China há escritos que datam de cerca de 900 aC.
O CONHECIMENTO DA NUMERAÇÃO NO PROCESSO CIVILIZATÓRIO:
Além do advento do alfabeto e da escrita, como fatores de progresso da humanidade, merece destaque o conhecimento da numeração.
Número é o sinal convencional que exprime certa quantidade ou soma de coisas, decurso de tempo, seqüências, ritmo, regras.
O algarismo arábico foi divulgado no ocidente, pelos árabes, no século VII da nossa era, pois até então utilizava-se o algarismo romano.
Entretanto, tudo indica que os algarismos arábicos foram criados pelos hindus, antes da era cristã.
O USO DOS METAIS. ANTIGAS CIVILIZAÇÕES DO CONTINENTE AMERICANO.
De modo geral, verificamos que a formação da escrita e o conhecimento da numeração seguiram de perto o emprego dos primeiros metais.
Tal fato pôde ser observado pelos colonizadores espanhóis, quando chegaram ao Novo Mundo e se contactaram com os Maias (civilização que se desenvolveu próximo a Guatemala e adjacências), os quais já utilizavam metais, tendo inclusive, estabelecido o comércio, empregando a venda a prazo, o que era pago de forma absolutamente correta.
O USO DOS METAIS. ANTIGAS CIVILIZAÇÕES DO CONTINENTE AMERICANO.
A civilização Maia tinha noção dos pontos cardeais, já haviam elaborado calendário que era composto por um sistema de numeração e hieróglifos.
Situação análoga ocorreu com a civilização Asteca (que viveu no México), a qual chegou, inclusive, a utilização de um tipo de papel derivado do algodão.
Hoje no mundo, nos temos cerca de 4 mil línguas diferentes, das quais, apenas 5% delas apresentam a forma escrita.

Nenhum comentário: