segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Liderança

Parte inferior do formulário
Liderança



Liderança é um termo usado para desenvolvimento. O sucesso de uma iniciativa é, muitas vezes, atribuído à “qualidade da liderança”. É comum o uso do termo para se referir à sua ausência, ou a “problemas de liderança”. Normalmente, ao se falar em liderança, lembramos de uma pessoa, aquela que está à frente a de tomada de decisão.
Liderança é um termo que desperta paixões: uns atribuem a ela um peso desproporcional, enquanto outros a desprezam, Para os primeiros, são os “líderes” que produzem Para os outros, o foco naquela pessoa não permite reconhecer a verdadeira natureza das mudanças. Sentidos diferentes são dados à mesma palavra: liderança, para alguns, resume-se ao conjunto de atributos de uma pessoa; para outras, refere-se ao desempenho ou aos resultados alcançados; na maioria das vezes liderança é tomada como sinônimo de autoridade.
Muitas questões surgem ao se abordar o termo. Afinal, este tema, que se espalha no mundo Um líder é líder em qualquer espaço de atuação, sempre Há um perfil específico de liderança para o setor social. Liderança é compatível com processos mais democráticos e participativos. É possível ser líder sem ser chefe. Líderes nascem prontos. Eu também posso ser líder?
Embora algumas correntes ainda insistam em associar liderança a atributos, até qualidades ou ao “carisma” de indivíduos, os teóricos passaram a priorizar as relações, e não a pessoa, como o objeto de estudo da liderança. A liderança, não necessariamente de uma autoridade formal, já está estabelecida. Por que, sobrevive o olhar do líder como pessoa l, predestinado a nos comandar. No outro extremo, os programas gerenciais de liderança que aumentam que se concentram em habilidades individuais. Ao longo anos, aponta-se justamente no estranhamento que o conceito de liderança provoca. Todas as pessoas gostem ou não do termo, têm uma imagem i sobre o que é liderança. Esta visão as suas exigências sobre si mesmo em relação aos seus, e as suas expectativas frente aos seus subordinados e seus chefes no trabalho, reflete a sua opinião sobre aquelas autoridades que dirigem os destinos das organizações, da nação e do mundo. Esta imagem forma o julgamento de cada pessoa de “porque as coisas são como são” e “o que precisaria ser feito para mudar”. Todos têm uma imagem de líder: próxima ou distante, positiva ou negativa, explícita ou não. Reconhecê-la é um passo importante para o seu desenvolvimento pessoal.
Explorar liderança é uma oportunidade de compreender uma parte importante do que somos e de como julgamos o mundo. Liderança, em última instância, reconcilia o indivíduo com as relações sociais, com os processos e com uma visão maior. Permite reintegrar, na prática com pessoal com e profissional. O exercício da liderança depende, sem dúvida, das competências individuais de quem a exerce, mas também da qualidade de uma relação estabelecida entre pessoas e da exigência do momento, assim, entre o desenvolvimento pessoal e o desenvolvimento social. Liderança, portanto, não se refere àquelas pessoas eleitas para dirigir nossos destinos, nem tampouco se limita a uma caixa de ferramentas ou habilidades individuais. Liderança são um valor e um ideal que está ou não implícita em cada individuo.

Nenhum comentário: