sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

mtv


MTV (Music Television) é um canal de televisão pago estadunidense que está sediado em Nova Iorque. Originalmente, a programação da MTV era dedicada completamente a videoclipes, especialmente de rock. Depois, a MTV tornou-se um canal com diferentes materiais destinados a adolescentes e jovens.

A rede foi fundada em 1° de agosto de 1981, como uma operação da MTV Networks, com investimentos de empresas como a Warner Communications e a American Express. Logo após foi comprada pela Viacom, tornando-se uma subsidiária desta empresa. A combinação de videoclipes da MTV, video jockeys (VJs) cheios de juventude, comentários irreverentes, promoção de concertos de rock, notícias e documentários sobre bandas marcaram a popularidade do canal com jovens espectadores, e tornou-se uma promotora líder na divulgação de novas músicas e músicos de rock.

Desde a sua estreia, a MTV revolucionou a indústria musical. Slogans como "I want my MTV" ("Eu quero minha MTV") infiltraram-se no modo de pensar da sociedade. O conceito de VJ (video jockey) popularizou-se, e artistas e fãs encontraram um ponto de encontro para eventos musicais, notícias, e promoção. A MTV também já foi referenciada muitas vezes por músicos, canais de televisão, filmes e livros. A sua opção por passar uma programação recheada de reality-shows em detrimento de videoclipes, tem sido contestada frequentemente, o que demonstra a grande influência que o canal tem no público

Nenhum comentário: