sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Rede OM

O primeiro passo foi para a formação da rede, foi investir na expansão da TV, visando a cobertura total do Estado de Paraná. Após intensa negociação, as Organizações Martinez, aqduiriram em abril de 1980, a TV Paraná, emissora tradicional de Curitiba que até então pertecia aos Diários Associados, como afiliada da Rede Tupi. Por suas condições geográficas, a emissora se tornou cabeça de rede.

Uma das marcas registradas da emissora são os debates políticos. Tudo começou em 1982, quando a emissora realizou um debate para o governo do Estado do Paraná. Desde então, foram realizados importantes encontros entre os postulantes a diversos cargos, pelo Brasil afora, desde candidatos a prefeito quando à Presidência da República. José Carlos Martinez sempre ressaltou o orgulho que sentia ao promover debates através de sua emissora. Foi nesse mesmo ano que o programa Cadeia (mais tarde viria se chamar "Cadeia Nacional") foi inserido na grade de programação.

Em 1986 quando o Brasil já tinha quatro títulos mundiais de Fórmula 1, conquistados por Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, a emissora cria o programa Pole Position dedicado exclusivamente ao automobilismo. Outro importarte programa esportivo foi o Telesporte. A Rede OM, restransmitia para o Paraná a programação da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, e consequentemente, havia uma grande trandição no esporte.

Em 28 de fevereiro de 1992 foi adquirida a TV Corcovado, canal 9, do Rio de Janeiro, então pertencente ao Grupo Silvio Santos e contrata Galvão Bueno Em março, a Rede OM celebrou contrato de fornecimento de programação à TV Gazeta de São Paulo (de propriedade da Fundação Cásper Libero). Estava assim construido alicerces para formanção de um rede nacional de televisão. Em 30 de março a programação gerada em Curitiba passou a ser retransmitida por dez emissoras no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Assim, a Rede OM se tornou a primeira cadeia de televisão de abrangência nacional com sede fora do eixo Rio-São Paulo.

Nenhum comentário: