terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Visitantes do perfil

Diferentemente do Facebook, onde um membro pode ver os detalhes do perfil apenas das pessoas de sua rede de amigos, o orkut permite que qualquer visitante veja o perfil de qualquer pessoa. O usuário pode, no entanto, escolher entre mostrar alguns dos dados de seu perfil a apenas seus amigos, amigos de amigos, a todas as pessoas, ou não mostrar para ninguém (só você mesmo).

Desde o dia 22 de abril de 2006 os usuários do sistema podem contar com a ferramenta "visualizações do seu perfil", que mostra o número de vezes que outros membros do orkut visualizaram seu perfil e lista os últimos dez membros o fizeram. A nova ferramenta deixou muitos usuários descontentes. Eles argumentaram a favor da liberdade de navegar livremente pelas páginas. Por outro lado, haviam aqueles que preferiam a ferramenta tal como foi criado porque funcionava bem para saber quem vigiava seus recados.

Por causa da polêmica, o orkut disponibilizou um recurso para desativar a opção na página de configurações e assim permitir o acesso a perfis anonimamente. Entretanto, isso faz com que o usuário também não saiba quem visualizou o seu perfil. A fim de manter o recurso ativado e não deixar que saibam que visitou perfis, uma minoria de usuários criou perfis alternativos com informações falsas, conhecidos como "fakes", que têm a opção de visualização de perfis desativada. Tal prática, apesar de não ser muito incomum, é condenada pelo orkut e pelos próprios usuários, já que a reciprocidade da opção de visitantes de perfil não é, assim, mantida.

Nenhum comentário: