quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Wikipédia

Nota: Se procura o artigo sobre a edição lusófona da Wikipédia, consulte Wikipédia lusófona.
ikipédia
Logótipo da Wikipédia em português.
Slogan
A enciclopédia livre
Nomes anteriores
{{{nomes_anteriores}}}
Requer pagamento
Não
Cadastro
Opcional e gratuito
Gênero
Enciclopédia Wiki
País de origem
Idiomas
257[1]
Lançamento
15 de Janeiro de 2001
Extinção
{{{data_extinção}}}
Pageviews
{{{pageviews}}}
Posição no Alexa
[2]
Desenvolvedor
Jimmy Wales, Larry Sanger
Proprietário
Wikimedia Foundation
URL
www.wikipedia.org

Foto da tela do portal multilingual da Wikipédia.
Wikipédia[3] é uma enciclopédia multilíngüe online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL).
Criada em 15 de Janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere").
O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.
A enciclopédia sem fins lucrativos, é gerida e operada pela Wikimedia Foundation. Está disponível em 257 idiomas ou dialetos[1] com um total de 7,5 milhões de artigos[4], dos quais 2,1 milhões de artigos são referentes à versão em língua inglesa (dados de 11 de Dezembro de 2007)[5] e 444 476 artigos na versão em língua portuguesa (dados de 8 de Dezembro de 2008). O número total de páginas ronda os 24 milhões e inclui imagens, páginas de usuários, páginas de discussão, categorias, predefinições, páginas de gestão dos projectos, etc. A versão alemã distribui-se também em DVD-ROM. Propõem-se, ainda, as idéias na versão anglófona, além de uma edição impressa.
Desde seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente sua popularidade[6], e seu sucesso tem feito surgir outros projetos irmãos. Segundo o Alexa, a wikipédia está entre os quinze websites mais visitados no mundo[7]. A popularidade também deve-se ao fato de muitas das páginas terem sido ou copiadas ou "forkiadas". Nas palavras do co-fundador Jimmy Wales, a Wikipédia é "um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia livre e em diversos idiomas da mais elevada qualidade possível a cada pessoa do planeta, em sua própria língua".[8]
Contudo, o fato de qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo da Wikipédia tem gerado controvérsias. Algumas revistas e/ou enciclopédias rivais, tais como Encarta e Encyclopædia Britannica, têm criticado os artigos contidos na Wikipédia, que afirmam serem abordados de tal forma que condigam com a opinião da maioria e não com os fatos
Wikipédia é um aperfeiçoamento do projeto Nupedia, um projecto de enciclopédia livre online através língua inglesa cujos artigos são escritos por especialistas e revistos em um processo formal. Nupedia foi fundada em 9 de março de 2000, sob a titularidade da Bomis, Inc, uma empresa de portal da web. Suas principais personalidades foram Jimmy Wales, Bomis como CEO, e Larry Sanger, editor chefe da Nupedia e posteriormente da Wikipédia. Nupedia estava inicialmente sob a Nupedia Open Content License, depois migrou para a GNU Free Documentation License antes da Wikipédia ser fundada, encorajada por Richard Stallman[9], que inclusive financiaram com o capital próprio de Jimmy Wales e a participação, como editor em tempo integral, de Larry Sanger, que durante vários meses organizou os dois projetos.
A palavra "Wikipédia" é uma adequação lusófona da forma original anglófona sobre a fusão dos dois nomes que escrevem Wiki" + "pedia. Em português, o prefixo "Wiki", somado ao sufixo de "enciclopédia", ganha acento diacrítico agudo no e, para atender a gramática lusófona.

Projetos Nupedia e Wikipédia

A Wikipédia foi originada do projeto Nupedia.
Nupedia e Wikipédia têm modelos diferentes de funcionamento. Nupedia primava por rígidos critérios de revisão e aprovação. Os artigos eram revistos e aprovados por reputados acadêmicos, muitos com Ph.D., e apenas em fase posterior eram publicados. Nupedia deixou de operar em setembro de 2003, com 24 artigos prontos e 74 ainda sendo revisados.
Wikipédia tem artigos redigidos de forma colaborativa. É ancorada por software próprio, o MediaWiki, desenvolvido por voluntários e sob a licença GNU/GPL. Assim, vários autores podem trabalhar em conjunto, editando sucessivamente a mesma página. Um colaborador pode assumir vários níveis de colaboração, em atividades tais como: escrever e revisar artigos, corrigir falhas e erros ortográficos, colaborar esporadicamente com o projeto também noutras atividades, como produzir softwares, traduzir artigos, e igualmente divulgar idéias ou participar de discussões pertinentes.

Comparação com a Britannica e a Encarta

Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.Se sabe algo sobre o assunto abordado, edite o artigo e inclua informações mais recentes.
É a maior enciclopédia do mundo. Veja dados comparativos em relação às enciclopédias Britannica (B) e MSN Encarta, da Microsoft (E):

Wikipédia
Britannica
Encarta
Verbetes
7,5 milhões
28 mil
28 mil
Artigos
400 Milhões
120 mil
45 mil
Fundação
15 de Janeiro de 2001
1768, versão online em 2001
1993
Idiomas
257 (idiomas e dialetos)
1 (inglês)
8 (com limitações)
Acesso
Ilimitado, gratuito
Ilimitado, pago
Ilimitado, pago
Versões
Online e DVD (edição em alemão)
Impressa e online
CD-ROM e online
Revisão
Instantânea (online). Internautas, especialistas ou não nos assuntos
Anual. Editores especializados

Características de destaque

Foto recursiva do artigo da Wikipédia.
Seu acervo virtual, como a enciclopédia mais abrangente do planeta, "compete com o da Biblioteca do Congresso norte-americano, a segunda maior do mundo, com mais de 29 milhões de livros". Wikipédia iniciou com 5,1 mil palavras, número que subiu, em janeiro de 2006, para mais de 720 milhões; o número de imagens, no mesmo mês, também é significativo: mais de 1 milhão;
"... a Wikipédia já é o exemplo de wiki mais bem-sucedido da História. Se explorado comercialmente, valeria milhões de dólares.";
"... a Wikipédia desafia o modo convencional de lidar com propriedade intelectual, pois não há qualquer cobrança de direito autoral. Informação não tem dono, dizem os arautos dos novos tempos."
No modelo wiki, a História é narrada não só por renomados especialistas, mas também por anônimos (especialistas ou não) que, contudo, diariamente vivenciam os acontecimentos;
Em conclusão, em sua fase inicial, muitos não acreditaram no sucesso da Wikipédia. Segundo o professor Imre Simon, do Instituto de Matemática e Estatística da USP, "Quando foi lançada, muita gente pensou que a iniciativa não duraria quinze minutos." Mas o sucesso irrefutável da obra provou exatamente o contrário;
Seu êxito foi tão intenso, que Jimmy Wales pretende lançar uma versão da Wikipédia em CD-ROM, revista por especialistas;

Atualizações
Seu processo de atualização não é apenas diário: ocorre a qualquer instante, muitas vezes em tempo real, no tocante a eventos mais importantes. Sobre isso, a revista Época salienta: "O verbete sobre a presidente eleita do Chile, Michelle Bachelet, trazia a notícia sobre a sua vitória nas eleições momentos após o anúncio oficial". É, portanto, uma enciclopédia "viva", "ágil" e "pop". Os fatores consistência e qualidade são constantemente monitorados por wikipedistas mais ativos. Um controle especial registra automaticamente a data e hora de cada última atualização. Quando surgem erros, o tempo médio atual para suas correções é de dois minutos. Graças à colaboração de voluntários, não raro consultores e editores wiki mesclam-se numa só pessoa. Como os interesses das pessoas são variadíssimos, o acervo da Wikipédia abrange várias tribos culturais.

Confiabilidade
Apesar de ser de conteúdo aberto, e, portanto, sujeito a ser editado por qualquer internauta, a Wikipédia conquistou a aprovação — no tocante à confiabilidade de suas informações — da renomada revista científica Nature, da Inglaterra, publicação que, por sua vez, goza de enorme prestígio em nível mundial. A revista britânica realizou uma pesquisa comparativa, de 50 artigos científicos, entre a Wikipédia (W) e a Enciclopédia Britannica (B). Dos artigos, 42 foram analisados por especialistas, e o resultado foi surpreendente, vez que a comparação obteve pontos semelhantes:
Inconsistências por verbete (média): W = 4; B = 3; (empate técnico);
Erros graves: W = 4; B = 4;
"[...] incorreções factuais, omissões e afirmações falsas." (sic): W = 162; B = 123.

Transparência
O Wikipedia Scanner foi criado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia. Ele faz o cruzamento das informações de um banco de dados de IP com a lista das modificações das páginas, que já podiam ser acessadas na Wikipedia ao se clicar no link intitulado “história” no alto de uma página do site. “Nós realmente valorizamos transparência e o scanner de fato leva isso a outro nível”, disse um porta-voz do site.
O Wikipedia Scanner pode ajudar a evitar que uma organização ou indivíduos editem páginas que não deveriam. A nova ferramenta virtual indica que usuários de computadores da CIA (agência de inteligência americana), do FBI, do Vaticano, do Partido Trabalhista Britânico, das Nações Unidas, da Dell Computers, do Wal-Mart, da Microsoft, e da Apple [10], dentre muitos outros, são responsáveis por edições nos textos do site Wikipedia. [11]

Expansão do modelo wiki

Os servidores da wikipedia rodam Ubuntu.[12] [13]
O modelo wiki tem sido usado, não somente no meio editorial, mas também no de várias empresas e instituições de ensino, por imprimir agilidade e uniformidade em projetos que demandam participações de várias pessoas. Os acompanhamentos dos debates, já que ocorrem em apenas um espaço ou documento, acontecem em tempo real, e, o que não é menos importante, impossibilita a perda de dados. Devido à facilidade proporcionada pela Internet, às vezes um projeto chega a contar com a participação, paga e/ou voluntária, em centenas de países. Tal eficiência condiz com o objetivo inicial da Internet: reunir, de forma ágil, informações provenientes de inúmeros acadêmicos presentes em universidades situadas em localidades geográficas diferentes. Dinamismo que é gerador de conhecimento e de riqueza, cujas conseqüências (do ponto de vista econômico) são ainda imprevisíveis. O vigor do modelo colaboracionista na Internet (ver Web 2.0) demonstra-se pelo surgimento do software livre, magistralmente representado pelo sistema GNU/Linux, criado pelo finlandês Linus Torvalds, e pelo projeto GNU.

Colaboradores

A Wikipédia rege-se pela imparcialidade.
Chama-se de wikipedista[14] cada editor ativo da enciclopédia livre Wikipédia. O termo wikipedista é um neologismo, derivado da palavra Wikipédia. Diz-se wikipedian em inglês, wikipediano em italiano e assim por diante. Cada língua tem criado sua própria derivação, de acordo com a sua cultura e com o uso cotidiano nos bastidores das edições da enciclopédia online.

Alguns apelidos para os wikipedistas
Na convivência editorial, criaram-se alguns apelidos para designar alguns estereótipos de wikipedistas. Alguns exemplos são:
Wikipedicaólicos (do inglês wikipedicaholics = wikipedi[a] + aholic[s] (addicted to something) = dependente[s] de ou viciado[s] em algo): viciados na Wikipédia, fiscalizam, sempre que possível, e muitas vezes constantemente, a qualidade dos verbetes via correções de erros de informações. Também criam novos artigos e/ou executam revisões gramaticais dos textos e/ou verificam-lhe a consistência.
Vândalos: tumultuadores do projeto, exercem ações prejudiciais, como eliminação de informações, inclusão intencional de erros, acréscimo de dados inconsistentes com o tema etc.

Censura

O Wikinews tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: ISPs britânicos restringem o acesso à Wikipédia por acusações de incentivo à pornografia infantil
Veja-se também: meta:Press releases/Censorship of WP in the UK Dec 2008
Em Dezembro de 2008 o Internet Watch Foundation, organização que lista sites que possuem material ilegal ou potencialmente ilegal, adicionou a sua lista de sites perigosos a wikipedia. Com isso seis dos maiores servidores de internet do Reino Unido usam o site para bloquear páginas perigosas, e com isso 95% das residências do país ficou impossibilitada de acessar o site

Nenhum comentário: