Nota: Se procura o programa de comunicação, consulte: MSN Messenger. Ainda, se procura o sucessor do MSN Messenger, consulte: Windows Live Messenger.
Microsoft Network
Slogan
'
Nomes anteriores
{{{nomes_anteriores}}}
Requer pagamento
Não
Cadastro
Público e opcional
Gênero
Portal e serviços web
País de origem
Estados Unidos
Idiomas
Inglês, Português, etc.
Lançamento
1995
Extinção
{{{data_extinção}}}
Pageviews
{{{pageviews}}}
Posição no Alexa
MSN.com: 7º[1]MSN.com.br: 3623º[2]MSN.pt: 1.839.512º[3]
Desenvolvedor
Microsoft
Proprietário
Microsoft
URL
www.msn.com.brwww.msn.pt
Microsoft Network ou simplesmente MSN é um portal e uma rede de serviços oferecidos pela Microsoft em suas estratégias envolvendo tecnologias de Internet.
O Microsoft Network foi inicialmente concebido para ser uma grande BBS (ou serviço online) em 1994 para os usuários do Windows 95. Contrariando a grande tendência da época, Bill Gates afirmava que a Internet era apenas uma "moda passageira" e que os grandes serviços online eram o futuro das conexões caseiras entre computadores pessoais, devido ao grande sucesso que era a America Online e a Compuserve. Entretanto, a baixa demanda fez com que o MSN - assim como os demais serviços online da época - se convertesse em uma provedora de acesso à Internet distribuindo conteúdo exclusivo para os assinantes. A partir de 1997, o conteúdo começou a ser gradualmente aberto a todos os assinantes.
Em 1996 o MSN não conseguiu se firmar de fato como um grande provedor, ficando atrás de alguns que nem existem mais. Em 1997 a Microsoft faz uma grande campanha de marketing nos Estados Unidos e Europa angariando milhões de assinantes e colocando o MSN como sexto maior provedor nos Estados Unidos. Em 1998 esta campanha foi atrelada ao Windows 98 mas não obteve tanto sucesso como no ano anterior. Em 1999 na Inglaterra o MSN inglês conquistara o posto de maior provedor da Europa. Também nessa época é que o foco do MSN em todo mundo muda para portais tendo inclusive uma filial inaugurada no Brasil em 2000.
Em 2001 inicia-se uma agressiva campanha de marketing para promover o MSN Messenger, que era apenas um clone do já conhecido ICQ. No Brasil essa campanha foi feita junto ao público jovem com comerciais na MTV e Jovem Pan. Em 2003 o programa da Microsoft já era o mais utilizado pelos internautas. Por esse grande sucesso, a sigla MSN é mais conhecida como o programa mensageiro. Em 2001 também foi introduzido o MSN Explorer que era apenas um browser baseado no Internet Explorer mais atraente ao público leigo e com fácil acesso aos serviços do portal MSN.com visando estimular seu uso. Apesar de ser incorporado no Windows XP até 2002, o MSN Explorer encontra-se atualmente abandonado.
Hoje o MSN ainda mantém grandes portais na Internet integrados pela tecnologia .Net Passport concentrando mais de vinte milhões de páginas. Através deste conglomerado de sites (que engloba tudo da Microsoft até seu site corporativo) a sigla ocupa o segundo posto em número de acessos nos Estados Unidos. Em 2002 a Microsoft tentou introduzir o MSN 8.0 como um software que englobasse acesso rápido e expandido a todos os seus serviços mediante a uma assinatura mas não obteve sucesso. Em 2003 a estratégia foi abandonada e o domínio MSN.com foi liberado para o serviço de e-mail gratuito Hotmail.
O Último serviço lançado do portal MSN (Microsoft Network) é o MSN Soapbox para rivalizar com o YouTube e prover acessos aos videos inseridos pelos próprios usuários. A maioria dos antigos serviços do MSN estão sendo transferidos para a marca Windows Live.
O MSN entrou no mercado português no início de Novembro de 2007, como um complemento aos actuais portais em Portugal. Na edição portuguesa não existem janelas de pop-up e toda a publicidade fica num canto fixo, nas margens da página. O seu lema é Abaixo os conteúdos aborrecidos dos cotas, vivam os temas que a malta curte bué!.
Índice[mostrar]
1 Use as mensagens instantâneas com mais segurança
2 Serviços históricos do MSN
3 Notas e Referências
4 Ligações externas
//
[editar] Use as mensagens instantâneas com mais segurança
A comunicação por um programa de mensagens instantâneas apresenta alguns dos mesmos riscos de segurança e privacidade que o email, mas você deve ter consciência de alguns perigos específicos.
1. Tenha cuidado ao criar um nome de exibição. Cada programa de mensagens instantâneas pede que você crie um nome de exibição, que é semelhante a um endereço de email. Seu nome de exibição não deve fornecer informações pessoais ou referir-se a elas. Por exemplo, use um apelido como Vascaíno10 em vez de JCarlosSaoPaulo.
2. Crie uma barreira contra mensagens instantâneas indesejadas. Não liste seu nome de exibição ou endereço de email em áreas públicas (como grandes diretórios da Internet ou perfis de comunidade online) nem os forneça a estranhos. Alguns serviços de mensagens instantâneas vinculam seu nome de exibição a seu endereço de email quando você se registra. A disponibilidade de seu endereço de email pode fazer com que você receba um número maior de ataques de spam e phishing.
3. Nunca forneça informações pessoais confidenciais, como seu número de cartão de crédito ou senhas, em uma conversa de mensagem instantânea.
4. Só se comunique com pessoas que estejam em sua lista de contatos ou amigos.
5. Se resolver encontrar um desconhecido que você conheça apenas de mensagens instantâneas, tome as precauções de segurança apropriadas. Por exemplo, não encontre essa pessoa sozinho, (leve um amigo ou familiar) e sempre marque encontros em locais públicos, como em um café.
6. Nunca abra imagens, baixe arquivos ou clique em links de mensagens de desconhecidos. Se vierem de um conhecido, confirme com o remetente que a mensagem (e seus anexos) é confiável. Se não for, feche a mensagem instantânea.
7. Não envie mensagens instantâneas pessoais do trabalho. Seu empregador pode ter direito de ler essas mensagens.
8. Se você usar um computador público, não selecione o recurso de logon automático. As pessoas que usarem o computador depois de você poderão ver e usar seu nome de exibição para fazer logon.
9. Monitore e limite o uso de mensagens instantâneas por seus filhos. Uma forma de fazer isso é inscrever-se no serviço de mensagens instantâneas MSN Premium, que lhe permite aprovar todos os contatos de seu filho para que possa receber mensagens instantâneas desses contatos. Você também receberá um relatório das atividades online de seu filho. Consulte o site do MSN Messenger para obter mais informações sobre os controles de restrição para menores incluídos no serviço.
10. Quando você não estiver disponível para receber mensagens, tenha cuidado com como exibe essa informação para os outros usuários. Por exemplo, você pode não querer que todos em sua lista de contatos saibam que você está "Em Almoço".
[editar] Serviços históricos do MSN
CarPoint - Compra e venda de veículos
Cinemania - Portal de cinema
MSN Encarta - Enciclopédia
Expedia - Agência de viagens
MSNBC - Serviço de notícias
MSN Gaming Zone - Jogos online
MSN Messenger - Comunicador instantâneo
MSN Soapbox - Compartilhador de vídeos
MSN Spaces - Rede social e blog
Slate - Revista eletrônica
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário