domingo, 30 de novembro de 2008

Contando a história do ponto frio

O Ponto Frio é uma rede brasileira de varejo, fundada em 1946 no estado do Rio de Janeiro.
Dedica-se à comercialização de produtos eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, entre outros.
O nome Ponto Frio originou-se na tradução da marca estadunidense Coldspot, uma extinta marca de refrigeradores que era representada pelo Ponto Frio na época de sua fundação.
A cadeia de lojas está presente em dez estados brasileiros, com 370 unidades. Atualmente, conta com a Mega Store na Marginal Tietê, em São Paulo e a Mega Store no BarraShopping, no Rio de Janeiro, inaugurada em junho de 2003.
Lançou seu site PontoFrio.com na internet em 1996, inicialmente para consultas sobre os produtos comercializados e informações corporativas, tornando-se um canal de vendas online a partir de 1997.
Na realidade a página oficial do Ponto Frio foi lançada no dia 29 de dezembro de 1995. A partir das 15 horas ela já estava disponível. Dá-se, no entanto, como data ofocial de 01 de janeiro de 1996 tendo em vista a divulgação de matéria a este respeito na extinta columa WWWConfira, do jornal O GLOBO, do Rio de Janeiro, Brasil.
A iniciativa deste lançamento deveu-se a ação de pioneirismo do Diretor Comercial, daquela época, Albert Arar, que incumbiu o analista de Negócios, Carlos Alberto de Lima, da colocação do Ponto Frio naquela "tecnologia de ponta".
Trabalho árduo pois pouquíssimas pessoas naquela época sabiam o que era exatamente a internet. Muito menos o que significava colocar uma "loja num mundo virtual, onde pessoas poderiam fazer compras através de um catálogo eletrônico, sem tocar as mercadorias, movimentá-las e, muitas vezes vendo-as funcionar. Estes eram apenas algumas das inúmeras dificuldades daquela época.
O Ponto Frio, então, contatou a empresa Online Internet Services, brasileira, nascida em Ipanema no Rio de Janeiro, onde seu sócio Henrique Pechman estava a frente dos desenvolvimentos de Internet.
Inicialmente uma versão gráfica desenvolvida por indicação da agência de marketing foi descartada pelo Albert. Uma nova página foi desenvolvida, em tempo record por Carlos Alberto e pelo Henrique, cabendo a este a codificação da página e àquele as inclusões dos produtos que seriam os iniciais.
Naquela primeira versão, os produtos eram vendidos por intermediação do telemarketing, possibilitando, desta forma, que o cliente pudesse interagir com a empresa e, desta forma dar credibilidade para o novo serviço.
Um pouco mais dessa história em meu Cotidiano

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