sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

2002-2003: Afirmação profissional e polêmicas







Em 2002, após 3 anos de trabalho, Aguilera lança seu segundo álbum oficial, Stripped — completamente diferente de seu primeiro álbum. Menos pop, e com influências variadas, que vão do jazz ao hip-hop, passando pelo gospel, soul e R&B.
No início, entretanto, o álbum não foi tão bem recebido quanto o anterior pela crítica especializada. E, para muitos, a íncrivel habilidade vocal de Christina foi ofuscada pela imagem sexy e provocante que ela começou a cultivar com o single de estréia, "Dirrty" [17]. Essa imagem mais pervertida rendeu reações das mais diversas. Mesmo assim, o video de "Dirrty" se tornou um dos sucessos do ano na MTV norte-americana e teve um resultado além do esperado na venda de singles.
Seu segundo single, Beautiful, alcançou o #1 na Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia, entre outros países, embora tenha chegado até a #2 nos Estados Unidos.[18]
Stripped ainda teve mais três singles lançados nos anos seguintes: "Fighter", "Can't Hold Us Down" e "The Voice Within", sendo que "Beautiful" e "Can't Hold Us Down" foram os singles do "Stripped" que mais tiveram repercussão na Billboard. O álbum foi certificado quatro vezes Platina nos Estados Unidos e vendeu no total mais de 12 milhões de cópias no mundo[19].
Foi nessa fase que ela se autodenominou Xtina, tanto que tatuou na nuca e colocou vários piercings pelo corpo[20] .
Em 2003, Aguilera participou de uma das maiores polêmicas da história da MTV[21] nos Estados Unidos. Durante a abertura do apresentação no MTV Video Music Awards, Christina realizou um dueto com Britney Spears, cantando a clássica "Like a Virgin". Ao final da performance, Aguilera e Britney trocaram beijos com Madonna. Missy Elliot fez uma participação especial ao lado das três. Naquela mesma noite, Christina surpreendeu a todos apresentando-se novamente. Dessa vez, a cantora cantou suas próprias músicas: o hit "Dirrty", que lhe rendeu indicação ao Grammy, e "Fighter", acompanhada pelo famoso guitarrista Dave Navarro.
Christina foi convidada a apresentar o Europe Music Awards, a maior premiação da MTV européia, e se tornou a anfitriã do evento, onde também ganhou na categoria de Melhor Cantora Feminina. A edição apresentada pela cantora foi a mais lucrativa e com maiores registros de audiência até hoje na história do prêmio.
Christina Aguilera foi intitulada a Melhor Artista Pop de 2003, pela Billboard e Artista do Ano, pela Rolling Stone. Além de sua turnê, Stripped Tour, ter sido eleita a melhor do

Nenhum comentário: