terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Circus e Conservadorismo na Vida Pessoal


No dia 26 de Setembro de 2008, estreou nas pricipais rádios estadunidenses o novo single de Spears, entitulado Womanizer. A crítica elogiou a nova música dizendo ser madura e consistente. Em busca de levar o novo single da Britney, "Womanizer", ao topo das paradas logo na sua primeira semana, os fãs do mundo inteiro se mobilizaram a fazer um download day no dia 07 de outubro de 2008, o dia exato que o single foi disponibilizado no iTunes[58]. A música alcançou o sucesso imediato quebrando vários recordes na Billboard Hot 100[59], entre eles, o maior salto para a primeira posição (da 96º posição para o 1º lugar) e a maior estréia de vendas digitais de uma artista feminina (+286.000). No Brasil, a música ficou em #1 no Hot 100 Singles por quatro semanas consecutivas[60].
Britney participou do show de Madonna em Los Angeles, no estádio dos Dodgers, na quinta-feira 6 de novembro de 2008. Na Sticky & Sweet Tour, elas cantaram a música Human Nature[61][62]. No mesmo dia aconteceu o MTV Europe Music Awards e Britney mais uma vez foi a grande campeã, levando os prêmios de álbum do ano por "Blackout" e artista de 2008[63][64][65][66]. Como Britney não pode ir, agradeceu por dois vídeos gravados.
No dia 16 de novembro de 2008 foi ao ar na MTV americana o último programa do Total Request Live. O programa encerrou presenteando o clipe de "...Baby One More Time" como o clipe mais influente de toda a história do TRL[67].
A crítica recebeu bem o sexto álbum da Britney. O site PopJustice publicou uma review do promo do álbum Circus: "É o Blackout 2.0, isso são boas notícias já que Blackout foi um grande álbum, mas parece incluir muito mais exibicionismo. Nós provavelmente daremos uma nota 7/10, mas é difícil predizer um álbum da Britney"[68]. A Rolling Stone declarou: "O aventureiro pop e cluber de seu sexto álbum teria sido uma ótima continuação do In the Zone de 2003. Os produtores de Toxic, Bloodshy & Avant, fazem parte do projeto novamente com a melódica e brilhante Unusual You. A produção de Max Martin em If U Seek Amy é atrevida e divertida e a faixa ofensiva à paparazzi Kill the Lights retoma a sintona do Blackout. Este será o álbum que marcará o seu status de lendária". Veredito: 3 estrelas e meia de 5 (o mesmo ganho pelo "Blackout" e superior ao "Britney" de 2001)[69][70].
Em 27 de novembro Britney voltou aos palcos para fazer mais um marco em sua carreira com a era "Circus". Na cerimônia de premiação do Bambi Awards, em Offenburg na Alemanha, Britney cantou a música "Womanizer" e recebeu o prêmio de "Melhor Popstar Internacional"[71].
Em 28 de novembro Britney se apresentou no programa francês Star Academy cantando a música "Womanizer". Ela também foi homenageada pelos participantes que cantaram "...Baby One More Time" e "Oops!... I Did It Again". Britney conseguiu 25,8% da audiência dos franceses com um total de 5.64 milhões de telespectadores. Esta foi a maior audiência do programa nesta temporada, onde seu ibope aumentou em nada menos que 710 mil telespectadores comparando à semana passada. O programa que trouxe Spears a França, foi o programa mais assistido entre os jovens de 15 a 34 anos, conseguindo um total de 34% de audiência entre eles. Mas não foi só na televisão que Britney quebrou recordes, ela também foi a rainha da internet. Mais de 100 mil pessoas acompanharam a aparição da cantora através do site do programa e mais de 50 mil pessoas acompanharam através do MSN Videos[72].
Em 29 de novembro Britney se apresentou no programa britânico X Factor cantando "Womanizer". Os participantes cantaram vários hits da carreira da Britney: "Toxic", "Sometimes", "I'm Not a Girl, Not Yet a Woman" e "...Baby One More Time". Além de ser uma semi-final, o programa que trouxe Spears teve um aumento de audiência de 9.48 milhões de telespectadores, mais de 50% do que em toda sua temporada além de obter a maior audiência de todas as temporadas[73].
Britney conseguiu alavancar a audiência tanto do "Star Academy", ao que cantou na sexta-feira na França[74] quanto do "X-Factor" no Reino Unido que contou com a participação da cantora no Sábado[75].
Em 1 de dezembro foi ao ar na MTV americana o documentário "For The Record". Antes do documentário foi exibido um programa especial que fez uma contagem regressiva para o "For The Record" e exibiu alguns momentos marcantes da carreira da Britney, onde ela comentava sobre eles durante a exibição no telão. Os fãs foram convidados para participar desse especial[76]. O documentário foi assistido por mais de 3.7 milhões de pessoas de acordo com a acessoria do canal à cabo. Esse número é bastante alto para a MTV[77].
Também em 2008, Britney lançou seu sexto álbum de inéditas chamado "Circus". A data de lançamento foi no dia do seu aniversário de 27 anos, em 2 de dezembro.
Em 2 de dezembro, no dia de seu aniversário, Britney se apresentou no Good Morning America cantando "Circus" e "Womanizer"[78]. Dentre as apresentações de Spears, celebridades como Reese Witherspoon, John Travolta, Nicollette Sheridan, Teri Hatcher e Hugh Jackman, desejaram feliz aniversário à cantora. "Você está demais!", disse Witherspoon, "E eu espero que você tenha um grande dia!". A cantora country Taylor Swift adiciona: "Você está oficialmente demais para seus 27 anos!"[79].
O sexto álbum da Britney, "Circus", chegou ao topo da lista dos CD's mais baixados legalmente via internet pelo portal iTunes, da Apple. "Circus" em sua versão deluxe, que inclue bonus tracks como "Rock Me In" e "Phonography" além de um DVD com o making off do álbum e o clipe de "Womanizer", ultrapassou o bem sucedido CD 808s & Heartbreak de Kanye West e se estabeleceu na 1ª colocação. A versão normal de 13 faixas também está no ranking na 13ª colocação[80

Nenhum comentário: